domingo, 2 de novembro de 2008

Mandioca no Japão, e ainda em Hamamatsu.


Eu segurando as mandiocas na frente da minha horta em Hamamatsu, por enquanto mandioca grossa é caso raro.Rssss.

Quem disse que no Japão não dá mandioca, apesar do clima temperado, dá pra aproveitar as estações quentes para cultivar a raíz.
No Brasil, a mandioca pode ser colhida várias vezes ao ano, mas aqui o ciclo é anual, tenho que plantar em maio para colher agora no final da primavera, antes de chegar o inverno.
Hamamatsu ainda é um lugar privilegiado , pois não neva , as temperaturas na estação fria não abaixam mais do que zero graus.


キャサバと言えば暖かい国で育ているィメジがあります。でも日本で可能性があります。
ブラジルで一年が数回で生産ができる。日本では一回だけ。浜松が豊かの場所、キャサバ芋生産が
できます。





Uma característica do pé de mandioca japonès é a parte aérea, aquela que sai pra fora da raíz, que é bem mais alta do que no Brasil. Aqui pode chegar a 3 metros de altura, isso reflete no tamanho da raíz, já que os nutrientes vão mais para as folhas. Tá dificil tirar mandioca japonesa da¨ grossa¨, vamos ver se a brasileirada daqui se contenta com ¨ fina¨. hehehe.
ブラジル比べ、浜松産のキャサバ木は高さ非常に多い。 ブラジルのキャサバ芋が太い
浜松産がその太くではありません、ブラジル人のお客さんが太いキャサバ芋が好き、

No Japão o único lugar que dá mandioca é em Tokunoshima.
Esse blog AQUI tem o lugar exato onde se planta a raíza.

5 comentários:

Emília disse...

Oi Senhor Akio!! Adorei conhecer o seu trabalho, e fiquei com os olhos brilhando quando vi as mandiocas e as beterrabas no pot do jornal!
Mas eu vi no post que o senhor vende de porta em porta, é só para Hamamatsu mesmo?
O senhor não vende por takyubin? com aquele sistema de pagar quando entrega?
Senhor Akio, Parabéns por conseguir fazer o que gosta!
Muito sucesso para o Senhor!!

Akio Nakaema disse...

Olá Emília, eu gostei de seu outro blog , aquele da máquina de fazer pão. será que dá pra fazer pão de mandioca nessa máquina. Eu entrego mandioca pelo takyubin sim com pagamento na entrega, o frete custa 1680 ienes por caixa que pode ter até 30 quilos de peso. me mande um email para akio.nakaema@gmail.com para combinar o preço. Alem da mandioca, tenho xuxu, agrião, rúcula, coentro, chicoria, couve manteiga e beterraba.

Andreia disse...

Ola Sr. Akio,moro em Hamamatsu e gostaria de saber se o senhor vende a pronta entrega?Em pequenas quantidades..Que verduras o senhor tem para vender no momento?

KINOSHITA disse...

Ola ....eu gostaria de saber se o Senhor vende para entragar a via takyubin.

indian apache disse...

Ola
Ainda esta funcionando a horta?