quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jambu, o agrião do Pará no Japão -ジャンブー(しびれ草)



Consegui algumas mudas de Jambu. Quem é do estado do Pará, deve conhecer essa verdura.
Ela também é conhecida como agrião-do-pará.
É utilizado no famoso Pato no Tucupi, um dos pratos típicos do norte brasileiro.
O Jambu pode ser usado tambem no recheio de pizzas, junto com a mozarela.
A fabricante brasileira de cosmeticos Natura usa o Jambu em sua linha de cremes faciais Cronos.
A folha do Jambu quando mastigada dá um efeito anestésico na língua, uma espécia de tremelique. Outra aplicação do Jambu é o de excitar as mulheres, esse blog aqui afirma que cremes a base de Jambu fazem com que a vagina fique tremendo. Eita! Vamos ver se o jambu vai pegar no Japão.
Algumas pessoas podem não gostar que essas mudas vieram para o Japão, alguns dissem que isso é biopirataria como esse outro blog afirma.
A eles eu repondo que se fosse assim deveriamos pagar royalties para os incas pela descoberta do milho, ou aos chineses pelo desenvolvimento da soja, ou aos indianos pelo condimento curry.
Esse é um assunto polêmico que dá margen a várias discussões.

Um comentário:

othon disse...

Olá Nakaema-San!

Eu morei por 17 anos no Nihon e agora estou em São Carlos -São Paulo. Eu consegui ontem, 2 maços de Jambú que um amigo trouxe do Pará. Eles estão com raízes e folhas, mas não tem flores...
Vendo seu blog, eu vi que replantou as mudas.

Gostaria de saber se elas vingaram? Porque na Internet, tudo o que encontrei, foi o plantio por sementes, que se tira das flores...

Se vingaram, poderia me dizer como fez? Se cortou as folhas e deixou a raiz somente (mais ou menos como se faz com a cebolinha), se plantou com folha e tudo, etc...
Há anos venho tentando conseguir uma muda de Jambú, agora que consegui, não sei como plantar...
Agradeço qualquer ajuda!

Yoroshiku Onegaishimassu!

Otsuka Mamoru